Dosya:Mosteiro ou Convento de Odivelas - Portugal (4154461897).jpg

Tam çözünürlük((3.676 × 5.011 piksel, dosya boyutu: 12,79 MB, MIME tipi: image/jpeg))


Özet

Açıklama

Em Odivelas, distrito de Lisboa, reza a lenda que o rei D. Dinis mandou erguer o mosteiro após ter saído são e salvo de um ataque de um urso durante uma caçada. No entanto, os historiadores apontam para a hipótese de o edifício ter sido um local para o monarca acomodar filhos bastardos. É lá que está o rei conhecido como O Lavrador e uma das suas filhas, D. Maria Afonso. De enquadramento urbano, o mosteiro foi começado a construir em finais do século XIII, tendo a obra ficado terminada em 1305. A partir daí passou a funcionar como um convento de monjas cistercienses. Aliás, esta foi uma das últimas obras cistercienses realizadas em Portugal.

Actualmente, o Mosteiro de São Dinis é um colégio para filhas dos militares do Exército. Ao longo dos tempos sofreu várias alterações e contratempos. Nomeadamente, ficou seriamente afectado por dois terramotos, o primeiro em 1531 e o segundo o célebre sismo de 1755. Pelo meio, foi 1á sepultada (em 1516) D. Violante, irmã de Pedro Álvares Cabral, a qual pediu a Gil Vicente que escrevesse o "Auto da Cananeira".

Pouco antes dos graves estragos provocados pelos abalos de 1755, D. João V ordenou remodelações, que desvirtuam a anterior simplicidade monástica. Em 1834, a extinção das ordens religiosas levou à delapidação do património. E já após o fim da Monarquia, foi derrubada a casa do Rei (em 1922). Actualmente é pertença do Estado, sendo tutelado pelo Ministério da Defesa.

De arquitectura religiosa, gótica e barroca, o Mosteiro de São Dinis recebeu influências das ordens mendicantes, nomeadamente na disposição da cabeceira, com passagens estreitas estabelecendo comunicação directa com a zona conventual. Devido ao curso do rio, a planta desenvolve-se, contrariamente ao habitual, para norte. Possui igreja de três naves, acompanhando todo o comprimento do claustro novo, com entrada lateral, própria dos conventos femininos.

A nave do templo foi reconstrufda com feição maneirista. No refeitório e azulejos da cozinha destaca-se a decoração joanina de figura avulsa. Quanto às várias dependencias do mosteiro, realce para o claustro novo ou do capítulo, com dois pisos. Na sala do capítulo existe actualmente um pequeno museu, onde se guarda o antigo orgão.

A igreja do complexo é composta por uma única nave, cabeceira escalonada com ábside e absidíolos poligonais comunicantes, tendo adossada sacristia e capela. A nave possui dois púlpitos e quatro altares enquadrados por arcos e tribuna sobre entrada.

Os túmulos de D. Dinis estão numa arca de grandes dimensões, de forma paralelipipédica, com jacente e seis suportes, e de sua filha D. Maria Afonso, constituído por arca, também de forma paralelipipédica, com jacente e dois suportes. Ambos os túmulos se encontram muito degradados, sendo no entanto visível a riqueza da sua decoração

In Portugal Eterno <a href="http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=6435" rel="nofollow">lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=6435</a>

<a href="http://loc.alize.us/#/flickr:4154461897" rel="nofollow">See where this picture was taken.</a> <a href="https://www.flickr.com/groups/geotagging/discuss/72157594165549916/">[?]</a>
Tarih
Kaynak Mosteiro ou Convento de Odivelas - Portugal
Yazar Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Kamera pozisyonu38° 47′ 28,63″ K, 9° 10′ 56,35″ B Kartographer map based on OpenStreetMap.Bu ve diğer görüntülerin konumlarını şurada belirle: OpenStreetMapinfo

Lisanslama

w:tr:Creative Commons
atıf benzer paylaşım
Bu dosya, Creative Commons Atıf-Benzer Paylaşım 2.0 Genel lisansı ile lisanslanmıştır
Şu seçeneklerde özgürsünüz:
  • paylaşım – eser paylaşımı, dağıtımı ve iletimi
  • içeriği değiştirip uyarlama – eser adaptasyonu
Aşağıdaki koşullar geçerli olacaktır:
  • atıf – Esere yazar veya lisans sahibi tarafından belirtilen (ancak sizi ya da eseri kullanımınızı desteklediklerini ileri sürmeyecek bir) şekilde atıfta bulunmalısınız.
  • benzer paylaşım – Maddeyi yeniden karıştırır, dönüştürür veya inşa ederseniz, katkılarınızı orijinal olarak aynı veya uyumlu lisans altında dağıtmanız gerekir.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/4154461897 (archive). It was reviewed on 16 Nisan 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

16 Nisan 2019

Altyazılar

Bu dosyanın temsil ettiği şeyin tek satırlık açıklamasını ekleyin.

Bu dosyada gösterilen öğeler

betimlenen

38°47'28.633"N, 9°10'56.352"W

14 Mart 2008

Dosya geçmişi

Dosyanın herhangi bir zamandaki hâli için ilgili tarih/saat kısmına tıklayın.

Tarih/SaatKüçük resimBoyutlarKullanıcıYorum
güncel03.15, 16 Nisan 201903.15, 16 Nisan 2019 tarihindeki sürümün küçültülmüş hâli3.676 × 5.011 (12,79 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

Bu görüntü dosyasına bağlantısı olan sayfalar:

Küresel dosya kullanımı

Aşağıdaki diğer vikiler bu dosyayı kullanır:

  • en.wikipedia.org üzerinde kullanımı
  • pt.wikipedia.org üzerinde kullanımı
  • simple.wikipedia.org üzerinde kullanımı

Meta veri